UNIDADES DE ORIENTAÇÃO

Alimentadores vibratórios e vibradores circulares

Na indústria existe uma grande variedade de processos que requerem de uma alimentação continua onde a conexão entre uma e outra máquina deveria ser uniforme e sincronizada, para aumentar sua eficiência deste modo. Os alimentadores vibratórios (também conhecidos como alimentadores circulares ou panelas) regulam a entrada de material e eles permitem levar o produto até outro destino de um modo sincronizado.

Um alimentador vibratório é composto por um vibrador circular e uma cuba. O vibrador electromagnético é o elemento motor que impele as peças para seu avanço, tanto nas unidades de seleção, como nesses de autonomia ou de ligação-pulmão. Um vibrador consiste em um grupo formado por duas massas unidas elasticamente (massa activa e massa reactiva) e possui uma frequência natural que responde de um modo oscilatório, de acordo com uma curva de ressonância, a ação de uma frequência semelhante à excitação criada pelo campo magnético pressionando um ou vários electroímanes.

Alimentadores vibratórios: elementos

A cuba ou depósito é normalmente feita de aço inoxidável e leva um forro interior em tecido sintético ou um polido com acabamento especial com o propósito de ajudar à tração das peças, evitar danifica-las no caso de peças delicadas como também diminuir o nível acústico. Nós temos 3 tipos de cubas com forma, cilíndrica, cónica ou escalonada.
O que nós chamamos unidade de seleção compreende um vibrador circular que imprime uma trajectória de avanço circular ás peças, cuja massa activa vai fixada na cuba (depósito) munida de uma rampa helicoidal para a ascensão das peças até sua evacuação, já posicionadas.

A função deste equipamento, geralmente conhecido como alimentador vibratório, é a de posicionar de um modo predeterminado as peças que recebe a granel, transportando-as, uma vez orientadas, até à sua evacuação.
Em TAD nós temos a gama de vibradores mais ampla do mercado, que nos permite abranger o largo leque de realizações aparentadas a nossa actividade. Nossos vibradores circulares, de tecnologia própria, têm uma qualidade e uma resistência demonstrada, com uma longevidade que pode chegar a 30 anos.

Nossos limites tecnológicos ficam situados nesses da própria especialidade. Sirva a título de exemplo, alguns parâmetros relacionaram com nossos alimentadores vibratórios:
– Diâmetros ou soma de semieixos das cubas: 100 a 2000 mm.
– Volume das peças manipuladas: 1 mm³ para 3 dm³.
– Eu peso unitário das peças manipuladas: 0,001 gr para 2 kgs.
– Cadência de alimentação : do menor (ciclo descontínuo) até o maior (maquinas cinemáticas).
– Manipulação das peças: das mais agressivas até ás mais delicadas, das geometrias mais simples até ás de mais complexidade.

alimentadores vibratórios de todos os tipos
sistemas vibratórios de alta qualidade
Funções de alimentadores vibratórios e uso