VIBRADORES LINEARES

Home » Vibradores Lineares
Maquinaria com vibraçãoCritérios de eleiçãoModelos

Na indústria, é comum a necessidade de transportar produtos através de transportadores vibrantes movidos por vibradores eletromagnéticos.

O RENDIMENTO DE VIBRADORES E ALIMENTADORES LINEARES

Os vibradores lineares ou propulsores lineares, também chamados Unidades de Ligação-pulmão, estão localizadas depois dos alimentadores vibratórios e a sua incorporação é indispensável ou aconselhável na maioria das aplicações.

O vibrador linear é o elemento de ligação entre a Unidade de Ordenação e a Estação recetora ou linha de processo. Também regula o caudal variável da Unidade de Triagem e assegura a presença da peça disponível na Estação recetora, conforme requerido pela sequência do automatismo associado à máquina ou ao ponto de trabalho fornecido. Por outro lado, permite definir uma velocidade de alimentação linear das peças já posicionadas, assim como controlar o arranque e paragem do alimentador vibratório, incorporando um sensor de saturação.

Uma Unidade de Ligação Pulmonar consiste num vibrador retilíneo ou linear ao qual é ligada uma guia, também chamada canal, ao longo do qual as peças previamente posicionadas avançam, geridas por um controlador. Normalmente também apoiado por um sistema de correias transportadoras.

CRITÉRIOS PARA ESCOLHER OS VIBRADORES LINEARES

Nestes equipamentos o vibrador eletromagnético é o elemento motriz que impulsiona as peças para seu avanço. Consiste num grupo formado por duas massas unidas elasticamente (massa ativa e massa reativa) e um ou vários eletroímanes.

Um modelo de vibrador concreto, é projetado para uma gama de aplicações e ele fica limitado entre certos limites. Se deveriam considerar vários critérios no momento de escolher o modelo de vibrador, entre esses que, a longitude (maior longitude para maior velocidade) e a largura do vibrador linear que vai relacionada com a tração. Também será considerada a relação de massas, já que o vibrador é uma unidade formada por duas massas, unidas por molas e isoladas elasticamente do exterior. Em geral, a massa inferior (reativa) está entre 2 e 3 vezes mais pesadas que a superior (ativa: prato alumínio + guia). A amplitude vibratória e a velocidade linear são inversamente proporcionais às massas. A massa reativa, então, tem menor amplitude e imprime menos velocidade linear.

Outro ponto para considerar é a guia, que deveria ter bastante rígida para vibrar ao uníssono com o prato de alumínio e não adquirir uma vibração própria que pode interferir nisso do sistema vibratório. E finalmente, será considerado a potência instalada do vibrador, absorvida por diferentes causas, para satisfazer todas as prestações.

MODELOS DE VIBRADORES LINEALES

Em TAD nós temos a gama de vibradores lineares mais ampla do mercado com os modelos VL-30, VL-60, VL-70 e VL-80, o que nos permite cobrir de um modo completo o largo espectro de realizações aparentadas a nossa actividade Por exemplo, nós levamos a cabo vibradores lineares especiais com múltiplas calhas com o propósito de manter cadências altas. O modelo de unidade de ligação-pulmão que será usado em cada aplicação está definido em função da geometria e da posição da peça a transportar.

Estes equipamentos oferecem sempre uma solução eficiente, segura e lucrativa, com um tempo de vida útil quase ilimitado, já que as suas componentes têm uma grande robustez.